MaxiCosi Stone vs Mica

Review Maxi-cosi Mica vs Maxi-cosi Stone?

Na comparação destas duas cadeiras auto da Maxi-Cosi (ou bebeconfort) andei com régua e esquadro e, para além dos 20 critérios habituais de segurança, ergonomia e adaptabilidade utilizei 7 pontos chave de comparação.

Deixo-vos um quadro de comparação técnico destas duas cadeiras auto giratórias adequadas desde o nascimento. Utilizem o código BONAS15 na loja bonabebe.pt para comprarem estas cadeiras auto giratórias com 15% de desconto.

TLDR: A Maxi-Cosi Stone é a minha escolha favorita entre as duas porque oferece mais protecção em caso de impacto lateral e tem características técnicas de segurança mais interessantes.

Índice

Review maxi-cosi mica vs maxi-cosi Stone

Review maxi-cosi Stone

Tabela de comparação das cadeiras auto Maxi-Cosi Mica e Maxi-Cosi Stone

7 Diferenças encontradas entre as cadeiras auto Maxi-cosi Mica e Maxi-Cosi Stone:

  1. Botão giratório está muito mais acessível na Stone do que na Mica
  2. Arnês
  3. Almofada do arnês
  4. Fase de recém-nascido das cadeiras auto da maxi-cosi
  5. Profundidade das cadeiras auto Maxi-cosi Stone e Mica
  6. Nível de conforto na viagem superior na Maxi-Cosi Stone
  7. Materiais de absorção de energia das cadeiras auto da Maxi-Cosi

Actualmente a escolha da primeira cadeira auto para o nosso bebé tornou-se muito mais confusa devido à proliferação de tipo de produtos que se adequam a esta fase. Como regra geral, gosto mais de aconselhar para a primeira fase do bebé um ovinho/babycoque do que uma cadeira que junta os dois grupos (bebé e de criança pequena/ infant + toddler), e porquê?

A escolha do ovinho ou babycoque é por norma mais simples e menos técnica do que a compra da cadeira seguinte; com a escolha do ovo só estamos a fazer uma escolha para o primeiro ano do bebé e, caso tenham feito uma escolha menos correcta, conseguem corrigi-la com brevidade e sem um investimento financeiro adicional significativo.

Agora, quando juntamos as duas cadeiras (ovo + cadeira auto a seguir) a escolha torna-se hiper técnica porque deve-se garantir primeiro que a cadeira vai ser adequada a um recém-nascido (ângulo de inclinação, largura de arnês, norma de homologação), em segundo deve-se garantir que a cadeira é adaptável à vida familiar (o que é muito dificil de avaliar antes de aparecer a dinâmica dos 3 membros da família), em terceiro é preciso avaliar em que sentido a cadeira vai viajar na fase seguinte à de ovinho (para quem quer ter a escolha perfeita a seguir ao ovinho, a escolha ideal e justificação está no artigo das 10 melhores cadeiras contra a marcha)

Sendo assim, considero estas duas cadeiras auto uma escolha válida para quem procura este tipo de solução 2 em 1 e começo por apresentar a eleita entre as duas:

Review maxi-cosi mica vs maxi-cosi Stone

 

As cadeiras auto Maxi-cosi Mica e Stone são duas cadeiras auto giratórias 360º da mesma marca (que até há bem pouco tempo era conhecida em portugal como Bebe Confort – a marca Bebe Confort deixou de existir em Portugal e fez o rebranding para MaxiCosi, o produto continua a ser exatamente o mesmo e feito pela mesma equipa) e que propõem uma solução desde o nascimento até aos  4 anos /105 cm. Uma vez que a  cadeira auto maxi-cosi Stone é um investimento maior do que a Mica, será que vale a pena o investimento extra? Na minha opinião vale sim e deixo-vos a review abaixo apenas sobre a cadeira auto maxi-cosi Stone:

Review cadeira auto maxi-cosi Stone

 

E sendo assim, a cadeira auto Maxi-Cosi Mica é uma escolha válida? É sim uma escolha válida muito embora a cadeira auto giratória maxi-cosi Stone tenha pormenores mais interessantes em termos de segurança.

Tabela de comparação das cadeiras auto Maxi-Cosi Mica e Maxi-Cosi Stone

Características Maxi-Cosi Mica Maxi- Cosi Stone
Altura da criança adequada 40-105 cm 40-105 cm
Idade da criança aconselhada 0 meses – 4 anos (aproximadamente) 0 meses – 4 anos (aproximadamente)
Peso aconselhado Máximo de 18 kg Máximo de 18 kg
Cumprimento de costas da cadeira 59 cm 59 cm
Distância para o rabinho 13 cm 13/14cm
Espaço para pernas 29 cm 29/30 cm
Profundidade da cadeira na latera 10 cm 13 cm
Grupo 0+/I 0+/I
Rotação 360º 360º
Homologação R129 i-size  R129 i-size
Plus Test Não Não
Tecnologia G-cell sim Sim
Arnês 5 pontos 5 pontos
Sistema de nivelamento Universal Não Não
EPS Sim (por fora) Sim (por dentro na anca)
Braço frontal Sim sim
Apoio de cabeça em V +/- +/-
Proteção de impacto lateral Sim Sim +
Sistema retráctil Não Não
Sistema de feedback de instalação Não Não
Sistema de instalação ISOfix ISOfix
Possibilidade de instalação com cintos Não Não
Testes independentes 2,7
Fabricante (origem) Dorel (canadiano)

 

7 Diferenças encontradas entre as cadeiras auto Maxi-cosi Mica e Maxi-Cosi Stone:

Botão giratório está muito mais acessível na Stone do que na Mica.

A ideia de ter uma cadeira giratória é termos uma cadeira auto que facilite a instalação do nosso bebé no dia a dia. A Stone consegue entregar essa facilidade de forma eficiente enquanto a Mica já exige um pouco mais de ginástica para acedermos ao botão que faz esta cadeira auto da Maxi-cosi girar.

Na cadeira auto Stone temos o botão giratório mais acessível

blank

Na Maxi-Cosi Mica temos de fazer um pouco mais de ginástica para aceder ao botão giratório da cadeira auto

Arnês:

Enquanto na stone existe um sistema que faz com que o arnês se levante e não atrapalhe quando instalamos o bebé na cadeira auto, a cadeira auto Mica tem uns apoios de plástico para afastarmos o arnês manualmente. É um pequeno pormenor de facilidade de utilização, mas garanto que nos dias de chuva e em que estamos mais atrapalhados faz toda a diferença para promover a rapidez com que colocamos o nosso filho na cadeira auto.

blank

O arnês da Maxi-Cosi Stone fica logo levantado assim que o libertamos, já no caso da Mica temos de o afastar manualmente

Almofada do arnês:

a parte detrás da almofada do arnês a temos um tecido cuja intenção é ser anti-derrapante, ou seja, segurar o bebé em caso de acidente. Na Stone o tecido é bastante mais rugoso e provoca mais tração, na cadeira auto Mica este tecido é mais deslizante. Conclusão o tecido utilizado na cadeira auto stone é mais seguro.

blank

A parte de trás do arnês da cadeira auto maxi-cosi Mica tem um tecido que não oferece tanta resistência quando comparado com o da maxicosi Stone

blank

O reverso do arnês da Maxi-Cosi Stone oferece mais tracção do que o da maxi-cosi Mica

Fase de recém-nascido das cadeiras auto da maxi-cosi:

Como o  redutor da maxi-Cosi Mica tem uma cunha mais profunda, 0 bebé fica mais saído da cadeira e como tal mais exposto a impacto lateral. Quanto mais o bebé estiver “afundado” na cadeira auto mais seguro ele fica, pois a cadeira mais consegue actuar como concha protectora. Agora se o bebé estiver quase fora da cadeira, em caso de impacto lateral é o corpo dele que acaba por absorver as forças em vez de ser a cadeira auto a absorver por ele.

blank

Profundidade do redutor da maxi-cosi Mica faz com que o bebé esteja mais saído.

 

blank

Como podem observar pelas setas, na maxi-cosi stone o corpo do bebé está muito mais exposto e mais vulnerável aos impactos laterais. Já na Maxi-cosi Stone vemos que o recém-nascido está muito mais dentro da cadeira e como tal mais protegido dos impactos laterais

Profundidade das cadeiras auto Maxi-cosi Stone e Mica

No caso da Stone o corpo do bebé está mesmo mais para dentro da cadeira oferencendo uma maior protecção em caso de impacto lateral. A diferença entre as duas cadeiras é de 6 cm nesta fase. Claramente, gosto mais da stone em termos de segurança

blank

O nível de profundidade total da cadeira auto Maxi-Cosi Stone é superior em 3 cm ao da Maxi-cosi Mica

Nível de conforto na viagem superior na Maxi-Cosi Stone

Para quem não sabe, conto-vos um grande segredo: os bebés transpiram imenso nas cadeiras auto! E quando digo imenso, digo ao ponto de a roupa ficar toda encharcada e de termos de trocar a muda de roupa. Este fenómeno é comum, pois os bebés têm a temperatura basal superior à nossa e os materiais das cadeiras, que visam proteger a vida deles em caso de acidente não ajudam a refrescar.

Sendo assim, é pertinente que a Maxi-Cosi Stone tenha incorporado tecnologia Climaflow. Traduz-se num sistema de maior respiração e da utilização de tecido em rede nas costas. Este sistema não vai ser suficiente para retirar o calor mas vai seguramente tornar a viagem mais confortável que a Maxi-cosi Mica.

blank

Climaflow da Maxi-cosi Stone ajuda a tornar as viagens mais frescas (ou menos quentes!)

Materiais de absorção de energia das cadeiras auto da Maxi-Cosi

Na cadeira auto maxi-cosi Stone encontramos o EPS na parte interior da cadeira enquanto na Mica vemos este material por fora da cadeira, também temos que o apoio de cabeça da maxi-cosi Stone tem uma espuma de memória mais adaptável que a da maxi-cosi Mica. Aqui gostava muito de ver os resultados técnicos de crash test entre uma opção e a outra para emitir um parecer. Enquanto estes resultados não chegam, deixo a questão em suspenso

blank

 

Nota: estas cadeiras auto desde o nascimento são giratórias a 360º e eu prefiro aconselhar cadeiras que giram apenas side-to side, ou seja, que viajam sempre contra a marcha. Para saber as razões do porquê ser mais seguro viajar contra a marcha vejam o vídeo abaixo ou consultem o artigo das 10 melhores cadeiras contra a marcha

 

    Adicionar comentário

    10 Melhores cadeiras auto contra marcha 2021 | review vídeo