especialista em segurança rodoviaria infantil

Cadeirinha de bebé: 5 erros comuns na instalação

Posted In: Caderinha do bebé

Sair da maternidade com o bebé em segurança é possível: Confere aqui os cinco erros mais comuns na instalação da cadeirinha de bebé no automóvel. Por isso, evita-os e sente-te confiante com o teu bebé em todas as deslocações de automóvel.

E primeiro, lembra-te que a cadeirinha de bebé serve para transportar o bebé em segurança dentro de um automóvel. Portanto, a sua principal função é proteger a vida do bebé em caso de acidente. O ovinho  não é um assento confortável em que o bebé se deita ou senta longas horas. Aliás, o ovinho está longe de ser confortável e de ser indicado como um recurso em que o bebé deve descansar, para saberes mais clica aqui para ler um artigo anterior. O ovinho é um recurso concebido para proporcionar segurança ao bebé nas viagens de automóvel necessárias.

Eis os 5 erros mais comuns na instalação da cadeirinha de bebé… A evitar!

 

1 – O sítio onde instalamos a cadeirinha de bebé no automóvel

Um erro comum é colocar o ovinho atrás do condutor. A principal razão para isto é porque os pais utilizam o senso comum e o raciocínio tende a ser algo assim “Se o lugar do pendura é o lugar do morto, então eu vou colocar o meu bebé atrás de mim para garantir que o protejo em caso de acidente”. No entanto, em termos estatísticos não existem mais acidentes do lado direito do que do lado esquerdo. Além disso, é muito mais difícil garantir as distâncias de segurança quando colocamos o ovo atrás do condutor (ver como instalar a cadeirinha de bebé no automóvel).

Ovinho

Assim sendo, se o automóvel tiver 3 lugares atrás (como um SUV ou uma Monovolume) e se estiverem 2 adultos dentro do automóvel (em que um vai atrás para cuidar do bebé), o lugar mais seguro para instalar o ovinho vai ser o lugar do meio atrás porque assim vamos garantir que

  1. o sistema de retenção vai ter uma performance semelhante aos testes efetuados pelo fabricante e testes de consumidor e,
  2. o bebé fica mais afastado da zona de impacto em caso de acidente lateral

ovinho

Mas quando existem apenas dois lugares atrás e se estiverem dois adultos no carro (em que um vai atrás para cuidar do bebé), o local mais seguro para instalar a babycoque  é atrás do pendura. Porquê?

  1. Porque na hora de retirar o bebé do carro, o lado do passeio é o mais seguro!
  2. Vamos conseguir garantir mais facilmente o ponto 2

 

2 – Distância da cadeirinha de bebé para o banco da frente

Quando há um acidente a babycoque vai ter movimento; é desejável que assim aconteça para evitar que as forças G sejam totalmente transferidas para o corpo do bebé. Mas o que queremos garantir é que a cadeira não vai encontrar um obstáculo neste movimento. Se houver um obstáculo as forças do ressalto serão mais violentas e haverá mais pressão exercida para o pescoço do bebé.

Os manuais de instalação das cadeirinhas de bebé recomendam a instalação com 15 a 20 centímetros de distância do banco da frente ou completamente encostada. Assim, eu recomendo que a babycoque esteja encostada ao banco do pendura.

Porquê? Para evitar que, com as mudanças de passageiro e os consequentes ajustes do banco, a distância adequada entre a cadeirinha de bebé e o banco do pendura fique comprometida. Cadeirinha de bebé sempre encostada ao banco do pendura, para que se movimentem em conjunto em vez de chocarem uma na outra … Problema resolvido!

Nota: a intenção é só encostar e não entalar ao ponto de mudar angulo ou a normal instalação da babycoque.

 

3 – Orientação do cinto na fixação da cadeirinha de bebé

babycoque

Orientação INCORRECTA do cinto de segurança do automóvel

Muitas vezes quando os pais instalam o ovo verificam que não consumiram todo o cinto de segurança do automóvel e, naturalmente, surgem dúvidas se terão instalado corretamente. Então, optam por instalar com orientação incorreta do cinto para garantir que há utilização completa do cinto de segurança. Os resultados desta instalação são catastróficos em caso de acidente, pois a cadeira tende a partir-se e a sair disparada.

Ovinho

Consequência da ORIENTAÇÃO INCORRECTA: a cadeirinha de bebé sai disparada e tende a partir

crashtest_erro_cinto

 

No entanto, podem ver como instalar corretamente o sistema de retenção na lateral da cadeira. Todas as cadeiras são obrigadas a mostrar na lateral como instalar na sua lateral. O primeiro ponto onde passa o cinto na cadeirinha de bebé é junto às pernas do bebé. Fixa-se. Só depois cobre atrás da cadeirinha de bebé. Porquê? Para evitar que a cadeirinha de bebé se liberte com facilidade.

ovo para bebé

indicações de instalação correcta

 

Orientação incorrecta do cinto do automóvel

Orientação correcta do cinto do automóvel

 

4 – Posicionamento da pega da cadeirinha de bebé

Normalmente os pais olham para a pega como a peça que os permite carregar o ovinho de um lado para o outro, ou seja, há a perceção de que esta pega é uma alça de transporte quando na realidade ela representa o terceiro ponto de segurança da baby coque e tem como objetivo proteger o bebé no ressalto. É muito frequente colocar-se a pega da cadeirinha de bebé para trás.

ovo para bebé

INCORRECTO: pega para baixo

babycoque mal instalada

Consequências da pega INCORRECTAMENTE instalada

Para além de muito comum,este erro é bastante grave em caso de acidente. Porquê? Porque, quando há um acidente frontal, a primeira coisa que acontece é a cadeirinha de bebé deslizar, a segunda é girar. Se a pega da cadeirinha de bebé estiver para baixo, o bebé vai bater de frente no banco onde está colocada a cadeira. Mas se tivermos a pega da cadeirinha de bebé na posição correta, vamos conseguir proteger o bebé.

ovinho de bebé

Se tivermos a “pega” correctamente instalada já conseguimos proteger o bebé em caso de acidente

Agora ATENÇÃO, nem todos os ovinhos se instalam da mesma forma o que significa que, consoante a marca do ovinho a pega pode ter de ficar a 90º graus ou pode ter mesmo que ficar encostada ao banco do passageiro. Por isso, vejam sempre as instruções de montagem na lateral ou peçam-me ajuda.

5 – Erro de perceção do produto “cadeirinha de bebé”

Vamos à loja comprar a cadeirinha de bebé e lá estão elas pousadas em prateleiras num ângulo completamente diferente daquele que vão estar dentro do automóvel. Parece um sonho… Na prateleira, a cadeirinha de bebé parece super confortável e… Surpresa!

Quando colocamos a cadeirinha de bebé no automóvel, devido ao ângulo dos bancos do automóvel, a cabeça do bebé pende ligeiramente para o lado e parece-nos que o bebé não está bem. Então, qual a solução encontrada por muitos pais? Alteram o ângulo de inclinação da cadeirinha de bebé, colocando-a mais para trás para o bebé ficar mais deitado (muitas vezes utilizam mantas fara fazer uma cunha por deibaixo do ovinho)… Não! Porquê? Porque, se o fizermos e houver um acidente, é mais fácil o bebé sair projetado.

Bebe no ovo

Alteração do ângulo do ovinho de bebé

Por isso, temos de colocar a cadeirinha de bebé no ângulo correto para que ela funcione como uma concha protetora. Lembra-te: a cadeirinha de bebé não é um sofá!

ovo de bebé

No ângulo correcto o ovo actua como concha protectora

Sendo assim, aqui tens o vídeo exemplificador dos 5 erros:

Há 15 anos que trabalho na indústria da segurança rodoviária infantil, facilito workshops sobre esta matéria e ajudo as marcas a construírem os seus produtos de forma a privilegiar a segurança.

Mas estes erros de que falo são os mais frequentes, e há ainda muitos outros na instalação da cadeirinha de bebé no automóvel e na colocação do bebé na mesma. Aqui partilho um passo-a-passo sobre como colocar o bebé no ovinho. E se quiseres saber que cuidados deves ter quando viajas sózinha com o teu bebé, carrega aqui.

Caso estejas interessada em adquirir o teu ovinho podes utilizar o meu código Thebonasdaughter nos seguintes sites:

    Adicionar comentário

    Bebé: #2 Vínculo com o teu bebé desde a concepção
    Gravidez: #3 e agora como criar vínculo seguro?